Reconhecimento 

Deliberação COEPEA N° 063/2009 de 07/08/2009.
 

A criação do curso de graduação, Bacharelado em Turismo, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração em 07 de agosto de 2009. O ingresso da primeira turma ocorreu no primeiro semestre letivo de 2010. O reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação deu-se em 2013 (clique aqui para consultar o curso no E-Mec). O Curso de Turismo da FURG realizou o ENADE em 2018, obtendo o conceito 3 (clique aqui para consultar o relatório completo). No ano de 2022, o curso realizou o ENADE.
 
Objetivos
 
Objetivo Geral:
 
Graduar bacharéis em Turismo com reflexão crítica e criativa baseadas nas competências e habilidades do perfil profissional do turismo atuando no planejamento, gestão, pesquisa, ensino e extensão, que priorizem a sustentabilidade, a valorização do patrimônio histórico-ambiental e o incentivo aos estudos das práticas turísticas na região fronteiriça do extremo-sul da América Meridional. 
 
 Objetivos específicos: 
 
✓ Estimular a já tradicional inserção institucional da FURG no contexto das comunidades do extremo sul gaúcho;

✓ Consolidar um Curso de Turismo que, além da formação profissional básica, promova a valorização do patrimônio histórico-ambiental, levando em conta as peculiaridades políticas, geográficas e sociais que caracterizam uma região fronteiriça e de desenvolvimento turístico;

✓ Formar profissionais habilitados ao trabalho num mercado competitivo e em constante mudança e que estejam preparados para enfrentar a realidade conjuntural em torno do Turismo;

✓ Contribuir através da prática educacional, da formação de profissionais e das atividades de pesquisa e extensão, para a consolidação do almejado Projeto Integracionista.
   
 
Perfil do Candidato
 
Os ingressantes no Curso de Bacharelado em Turismo deverão ter a formação básica no ensino médio. O futuro acadêmico deverá ter aptidão para a leitura, para a pesquisa, habilidade para a comunicação interpessoal e sensibilidade para o reconhecer, perceber, valorizar e respeitar as diferenças culturais, naturais, políticas e históricas diretamente relacionadas à atividade turística e às regiões de fronteira.
 
  
Competências e Habilidades
 
O futuro Bacharel em Turismo é um profissional com qualificação para criar experiências turísticas primando pela qualidade dos serviços, atuando na gestão de destinos turísticos, na administração de empreendimentos, projetos e planos turísticos, na organização e gestão de eventos, desempenhando atividades de pesquisa, planejamento, avaliação, coordenação, qualificação e promoção do turismo.